top of page
Search
  • zoulabandcolnaco

Download Hyper-V Server 2016: Como baixar e instalar o servidor de virtualização do Hyper-V Server 2



Baixar Hyper-V Server 2016




Se você estiver procurando por uma solução de virtualização simples e confiável para seu datacenter e nuvem híbrida, considere fazer o download do Hyper-V Server 2016. Este é um produto gratuito da Microsoft que oferece virtualização de classe empresarial com apenas os componentes essenciais. Neste artigo, explicaremos o que é o Hyper-V Server 2016, quais são seus recursos e benefícios, quais são os requisitos do sistema, como baixá-lo, como instalá-lo e como configurá-lo e gerenciá-lo. Ao final deste artigo, você terá uma ideia clara de como começar a usar o Hyper-V Server 2016.




download hyper-v server 2016




O que é o Hyper-V Server 2016?




O Hyper-V Server 2016 é um produto autônomo que contém apenas o hipervisor do Windows, um modelo de driver do Windows Server e componentes de virtualização. Ele não inclui a interface gráfica do usuário (GUI), funções e recursos do Windows Server ou recursos premium. O Hyper-V Server 2016 é ideal para clientes que desejam executar máquinas virtuais em um servidor dedicado sem pagar por licenças adicionais ou recursos desnecessários. O Hyper-V Server 2016 pode ser gerenciado remotamente usando várias ferramentas, como Hyper-V Manager, Virtual Machine Manager, Windows PowerShell ou Windows Admin Center.


O Hyper-V Server 2016 é baseado na mesma tecnologia de hipervisor do Windows Server 2016, o que significa que ele oferece suporte aos mesmos recursos e capacidades de virtualização. Algumas dessas características são:


  • Suporte para até 240 processadores lógicos e 12 TB de memória por host



  • Suporte para até 512 GB de memória e 64 processadores virtuais por máquina virtual



  • Suporte para virtualização aninhada, que permite executar o Hyper-V dentro de uma máquina virtual Hyper-V



  • Suporte para máquinas virtuais blindadas, que protegem suas máquinas virtuais contra acesso não autorizado ou adulteração usando criptografia e um Host Guardian Service



  • Suporte para Linux Integration Services, que fornecem desempenho e funcionalidade aprimorados para máquinas virtuais baseadas em Linux



  • Suporte para contêineres do Windows, que permitem executar aplicativos isolados no mesmo sistema operacional host



  • Suporte para rede definida por software, que permite criar e gerenciar redes virtuais em vários hosts e sites



  • Suporte para espaços de armazenamento direto, que permite criar pools de armazenamento altamente disponíveis e escaláveis usando discos locais em cada host



  • Suporte para qualidade de serviço de armazenamento, que permite monitorar e gerenciar o desempenho de seus recursos de armazenamento



  • Suporte para migração ao vivo, que permite mover máquinas virtuais em execução de um host para outro sem tempo de inatividade



  • Suporte para migração de armazenamento, que permite mover o armazenamento de uma máquina virtual em execução de um local para outro sem tempo de inatividade



  • Suporte para migração ao vivo sem compartilhamento, que permite mover uma máquina virtual em execução de um host para outro sem armazenamento compartilhado ou conexões de rede



  • Suporte para hot add e remove de memória e adaptadores de rede, o que permite alterar a configuração de uma máquina virtual em execução sem reinicializar



  • Suporte para pontos de verificação, que permitem capturar o estado de uma máquina virtual e revertê-la posteriormente, se necessário



  • Suporte para PowerShell Direct, que permite executar comandos do PowerShell dentro de uma máquina virtual a partir do sistema operacional host sem conectividade de rede ou configurações de gerenciamento remoto



Requisitos do sistema para Hyper-V Server 2016




Para instalar e executar o Hyper-V Server 2016, você precisa de um computador que atenda aos seguintes requisitos mínimos de hardware e software:



ComponenteRequerimento


CPUUm processador de 64 bits com tradução de endereço de segundo nível (SLAT)


BATERUm mínimo de 4 GB de RAM (recomenda-se mais)


Espaço em discoUm mínimo de 32 GB de espaço em disco (é necessário mais se você planeja criar grandes máquinas virtuais)


Formato de discoUma partição de disco que usa o formato GUID Partition Table (GPT) (necessário para inicialização UEFI)


controlador de discoUm controlador de disco compatível com inicialização PXE (Pre-boot Execution Environment) (necessário para instalação em rede)


Adaptador de redeUm adaptador de rede compatível com NDIS 6.xe superior (necessário para conectividade de rede)


firmwareUm firmware compatível com inicialização segura baseada em Unified Extensible Firmware Interface (UEFI) 2.3.1c (recomendado para segurança)


Atualizações de softwareAs atualizações mais recentes do Windows Update (recomendado para estabilidade e desempenho)


software antivírusUm software antivírus compatível com o Hyper-V Server 2016 (recomendado para proteção)


Você pode verificar se o seu computador atende a esses requisitos usando a ferramenta Informações do sistema ou a ferramenta Coreinfo. Você também pode usar o cmdlet Get-WindowsFeature no Windows PowerShell para ver se a função Hyper-V está disponível em seu computador.


Como baixar o Hyper-V Server 2016?




Para baixar o Hyper-V Server 2016, você precisa visitar o site do Microsoft Evaluation Center e seguir estas etapas:


Registre-se para uma avaliação gratuita




A primeira etapa é registrar-se para uma avaliação gratuita do Hyper-V Server 2016. Você pode fazer isso clicando no botão "Registrar para continuar" na página do Hyper-V Server 2016. Você precisará fornecer algumas informações básicas, como seu nome, endereço de e-mail, país e organização. Você também precisará concordar com os termos e condições e com a declaração de privacidade. Depois de concluir o registro, você receberá um e-mail com um link para baixar o Hyper-V Server 2016 e alguns recursos para orientá-lo durante a implantação.


Baixe o arquivo ISO




O próximo passo é baixar o arquivo ISO do Hyper-V Server 2016. Você pode fazer isso clicando no link no e-mail que você recebeu ou visitando a página do Hyper-V Server 2016 novamente e clicando no botão "Download". Você precisará escolher o idioma e a edição que deseja baixar.O arquivo ISO tem cerca de 1,5 GB de tamanho, por isso pode levar algum tempo para baixar, dependendo da velocidade da sua internet. Depois de baixar o arquivo ISO, você deve verificar sua integridade usando uma ferramenta como HashCalc ou PowerShell para verificar seu valor de hash SHA256. O valor do hash deve corresponder ao exibido na página de download.


Como instalar o Hyper-V Server 2016?




Para instalar o Hyper-V Server 2016, você precisa gravar o arquivo ISO em um DVD ou em uma unidade flash USB e inicializar o computador a partir dele. Você pode usar uma ferramenta como Windows USB/DVD Download Tool ou Rufus para criar uma mídia inicializável. Você também pode usar um método de instalação de rede se tiver um adaptador de rede habilitado para PXE e um servidor Windows Deployment Services. Depois de inicializar o computador a partir da mídia de instalação, você pode seguir estas etapas:


Instalar o Hyper-V usando o Gerenciador do Servidor




A maneira mais fácil de instalar o Hyper-V é usando o Server Manager, que é uma interface gráfica do usuário que o orienta durante o processo de instalação. Para instalar o Hyper-V usando o Server Manager, você precisa fazer o seguinte:


  • Na tela de instalação do Windows, escolha seu idioma, formato de hora e moeda e layout do teclado e clique em Avançar.



  • Na tela seguinte, clique em Instalar agora.



  • Na tela Selecione o sistema operacional que deseja instalar, escolha Hyper-V Server 2016 e clique em Avançar.



  • Na tela Termos da licença, leia os termos da licença e selecione Aceito os termos da licença se você concordar com eles. Clique em Avançar.



  • Na página Que tipo de instalação você deseja? tela, escolha Personalizado: Instalar apenas o Windows (avançado).



  • Na página Onde você deseja instalar o Windows? Na tela, escolha a partição do disco onde deseja instalar o Hyper-V Server 2016. Se precisar criar ou formatar uma partição, clique em Opções de unidade (avançadas) e siga as instruções. Clique em Avançar.



  • Aguarde a conclusão da instalação. Seu computador será reiniciado várias vezes durante esse processo.



  • Após a conclusão da instalação, você verá uma tela que diz a senha do administrador necessária. Insira uma senha forte para a conta de administrador local e confirme-a. Clique em Concluir.



  • Você verá uma janela de prompt de comando que diz Microsoft Hyper-V Server 2016 Configuration. Este é o Sconfig.cmd, uma ferramenta que ajuda você a definir algumas configurações básicas para o seu servidor. Você pode usar essa ferramenta posteriormente para atualizar ou alterar essas configurações.



  • Digite 8 e pressione Enter para definir as configurações de rede. Escolha seu adaptador de rede e configure seu endereço IP, máscara de sub-rede, gateway padrão e servidores DNS. Pressione Enter quando terminar.



  • Digite 1 e pressione Enter para configurar o nome do computador. Digite um novo nome para o seu servidor e pressione Enter. Você será solicitado a reiniciar o servidor para que essa alteração entre em vigor.



  • Digite 2 e pressione Enter para configurar Domínio/Grupo de trabalho. Escolha se deseja associar seu servidor a um domínio ou grupo de trabalho e digite o nome do domínio ou grupo de trabalho. Você será solicitado a fornecer credenciais se optar por ingressar em um domínio.



  • Digite 11 e pressione Enter para sair do Sconfig.cmd e retornar ao prompt de comando.



  • Digite start /w ocsetup Microsoft-Hyper-V-Server-Core /norestart e pressione Enter para instalar o Hyper-V em seu servidor. Aguarde a conclusão da instalação.



  • Digite shutdown /r /t 0 e pressione Enter para reiniciar o servidor.



Após a reinicialização do servidor, você verá uma janela de prompt de comando novamente. Você instalou o Hyper-V com êxito usando o Gerenciador do Servidor.


Instalar o Hyper-V usando o Windows PowerShell




Se preferir usar o Windows PowerShell em vez do Gerenciador do Servidor, você pode instalar o Hyper-V usando o cmdlet Install-WindowsFeature. Para instalar o Hyper-V usando o Windows PowerShell, você precisa fazer o seguinte:


  • Na tela de instalação do Windows, escolha seu idioma, formato de hora e moeda e layout do teclado e clique em Avançar.



  • Na tela seguinte, clique em Instalar agora.



  • Na tela Selecione o sistema operacional que deseja instalar, escolha Hyper-V Server 2016 e clique em Avançar.



  • Na tela Termos da licença, leia os termos da licença e selecione Aceito os termos da licença se você concordar com eles. Clique em Avançar.



  • Na página Que tipo de instalação você deseja? tela, escolha Personalizado: Instalar apenas o Windows (avançado).



  • Na página Onde você deseja instalar o Windows? Na tela, escolha a partição do disco onde deseja instalar o Hyper-V Server 2016. Se precisar criar ou formatar uma partição, clique em Opções de unidade (avançadas) e siga as instruções. Clique em Avançar.



  • Aguarde a conclusão da instalação. Seu computador será reiniciado várias vezes durante esse processo.



  • Após a conclusão da instalação, você verá uma tela que diz a senha do administrador necessária. Insira uma senha forte para a conta de administrador local e confirme-a. Clique em Concluir.



  • Você verá uma janela de prompt de comando que diz Microsoft Hyper-V Server 2016 Configuration. Este é o Sconfig.cmd, uma ferramenta que ajuda você a definir algumas configurações básicas para o seu servidor. Você pode usar essa ferramenta posteriormente para atualizar ou alterar essas configurações.



  • Digite 8 e pressione Enter para definir as configurações de rede. Escolha seu adaptador de rede e configure seu endereço IP, máscara de sub-rede, gateway padrão e servidores DNS. Pressione Enter quando terminar.



  • Digite 1 e pressione Enter para configurar o nome do computador. Digite um novo nome para o seu servidor e pressione Enter. Você será solicitado a reiniciar o servidor para que essa alteração entre em vigor.



  • Digite 2 e pressione Enter para configurar Domínio/Grupo de trabalho. Escolha se deseja associar seu servidor a um domínio ou grupo de trabalho e digite o nome do domínio ou grupo de trabalho. Você será solicitado a fornecer credenciais se optar por ingressar em um domínio.



  • Digite 11 e pressione Enter para sair do Sconfig.cmd e retornar ao prompt de comando.



  • Digite powershell e pressione Enter para iniciar o Windows PowerShell.



  • Digite Install-WindowsFeature -Name Hyper-V -IncludeManagementTools -Restart e pressione Enter para instalar o Hyper-V em seu servidor. Aguarde a conclusão da instalação. Seu computador será reiniciado automaticamente.



Depois que o computador for reiniciado, você verá uma janela de prompt de comando novamente. Você instalou com êxito o Hyper-V usando o Windows PowerShell.


Como configurar e gerenciar o Hyper-V Server 2016?




Depois de instalar o Hyper-V Server 2016, você precisa configurá-lo e gerenciá-lo de acordo com suas necessidades e preferências. Existem várias ferramentas e métodos que você pode usar para fazer isso, como Sconfig.cmd, prompt de comando, Windows PowerShell, Hyper-V Manager, Virtual Machine Manager ou Windows Admin Center. Aqui estão algumas das tarefas e recursos comuns que podem ajudá-lo a configurar e gerenciar o Hyper-V Server 2016:


Configurar uma instalação Server Core com Sconfig.cmd




Sconfig.cmd é uma ferramenta que ajuda você a definir algumas configurações básicas para seu servidor, como configurações de rede, nome do computador, associação de domínio ou grupo de trabalho, configurações do Windows Update, configurações de gerenciamento remoto, configurações de firewall, configurações de data e hora e muito mais. Você pode acessar Sconfig.cmd digitando sconfig no prompt de comando. Você também pode usar o Sconfig.cmd remotamente usando a Conexão de Área de Trabalho Remota ou o Windows PowerShell Remoting. Para obter mais informações sobre Sconfig.cmd, consulte Configurar uma instalação Server Core com Sconfig.cmd.


Use um prompt de comando comum para comandos não disponíveis no Sconfig




Se precisar usar comandos que não estão disponíveis no Sconfig.cmd, como diskpart ou netsh, você pode usar um prompt de comando comum. Para acessar um prompt de comando comum de Sconfig.cmd , você pode digitar 14 e pressionar Enter. Para retornar ao Sconfig.cmd a partir de um prompt de comando comum, você pode digitar exit e pressionar Enter. Você também pode usar um prompt de comando comum remotamente usando a Conexão de Área de Trabalho Remota ou o Windows PowerShell Remoting.Para obter mais informações sobre o prompt de comando, consulte Prompt de comando: perguntas frequentes.


Use o Hyper-V Manager ou o Virtual Machine Manager para gerenciar remotamente o Hyper-V Server




Se quiser usar uma interface gráfica do usuário para gerenciar o Hyper-V Server, você pode usar o Hyper-V Manager ou o Virtual Machine Manager. São ferramentas que permitem criar e gerenciar máquinas virtuais, comutadores virtuais, discos rígidos virtuais, pontos de verificação e outros componentes de virtualização. Você pode usar essas ferramentas remotamente de outro computador que tenha a função Hyper-V instalada ou as Ferramentas de Administração de Servidor Remoto (RSAT) para Windows 10. Você precisará habilitar o gerenciamento remoto em seu Servidor Hyper-V usando Sconfig.cmd ou Windows PowerShell. Para obter mais informações sobre o Hyper-V Manager, consulte Gerenciar o Hyper-V Server 2016 com o Hyper-V Manager. Para obter mais informações sobre o Virtual Machine Manager, consulte O que é o Virtual Machine Manager?


Consulte Instalar o Server Core para opções de gerenciamento adicionais




Se você precisar configurar e gerenciar funções básicas do servidor que não são específicas do Hyper-V, como funções e recursos, usuários e grupos locais, regras de firewall, logs de eventos, serviços e muito mais, consulte o artigo Instalar núcleo do servidor para opções de gerenciamento adicionais. Essas opções incluem Windows PowerShell, Windows Admin Center, RSAT para Windows 10, Conexão de Área de Trabalho Remota e muito mais. Você também pode usar essas opções remotamente de outro computador que tenha as ferramentas apropriadas instaladas. Para obter mais informações sobre essas opções, consulte Instalar o Server Core.


Como criar e gerenciar máquinas virtuais no Hyper-V Server 2016?




Depois de configurar e gerenciar o Hyper-V Server 2016, você pode começar a criar e gerenciar máquinas virtuais nele. As máquinas virtuais são computadores baseados em software executados no hardware físico do seu Hyper-V Server. Você pode usar máquinas virtuais para executar diferentes sistemas operacionais e aplicativos sem afetar uns aos outros ou o sistema operacional do host.Existem várias tarefas e recursos que podem ajudá-lo a criar e gerenciar máquinas virtuais no Hyper-V Server 2016, como:


Criar uma máquina virtual no Hyper-V




O primeiro passo para criar uma máquina virtual no Hyper-V é escolher um método que atenda às suas necessidades e preferências. Você pode criar uma máquina virtual usando o Hyper-V Manager, o Virtual Machine Manager, o Windows PowerShell ou o Windows Admin Center. Você também pode importar uma máquina virtual existente de outro host ou exportar uma máquina virtual para outro local. Você precisará especificar algumas configurações para sua máquina virtual, como nome, geração, memória, processador, adaptador de rede, disco rígido e sistema operacional. Para obter instruções detalhadas sobre como criar uma máquina virtual no Hyper-V usando vários métodos, consulte Criar uma máquina virtual no Hyper-V.


Escolha entre pontos de verificação padrão ou de produção




Um ponto de verificação é um instantâneo do estado de uma máquina virtual em um determinado momento. Você pode usar pontos de verificação para restaurar uma máquina virtual a um estado anterior se algo der errado ou se você quiser testar algo sem afetar o estado atual. Existem dois tipos de pontos de verificação no Hyper-V: padrão e produção. Um ponto de verificação padrão captura todo o estado da máquina virtual, incluindo memória, CPU, disco e configuração do dispositivo. Um ponto de verificação de produção captura apenas os dados no disco usando a tecnologia de backup dentro do sistema operacional convidado. Um ponto de verificação de produção é mais confiável e consistente do que um ponto de verificação padrão, mas pode não funcionar para alguns sistemas operacionais ou aplicativos que não oferecem suporte a operações de backup. Você pode escolher se deseja habilitar ou desabilitar pontos de verificação para uma máquina virtual e se deseja usar pontos de verificação padrão ou de produção como o tipo padrão. Para obter mais informações sobre pontos de verificação no Hyper-V, consulte Pontos de verificação no Hyper-V.


Gerencie máquinas virtuais do Windows com o PowerShell Direct




O PowerShell Direct é um recurso que permite executar comandos do PowerShell dentro de uma máquina virtual a partir do sistema operacional do host sem exigir conectividade de rede ou configurações de gerenciamento remoto. Isso pode ser útil para fins de solução de problemas, configuração ou automação. Você pode usar o PowerShell Direct com qualquer máquina virtual Windows 10 ou Windows Server 2016 que tenha as atualizações mais recentes instaladas. Você precisará ter credenciais de administrador para a máquina virtual e direitos de administrador do Hyper-V no host. Para usar o PowerShell Direct, você pode usar os cmdlets Enter-PSSession ou Invoke-Command com os parâmetros -VMName ou -VMId. Para obter mais informações sobre o PowerShell Direct, consulte Gerenciar máquinas virtuais do Windows com o PowerShell Direct.


Conclusão




Neste artigo, explicamos como baixar, instalar, configurar e gerenciar o Hyper-V Server 2016, um produto gratuito da Microsoft que oferece virtualização de classe empresarial apenas com os componentes essenciais. Também mostramos como criar e gerenciar máquinas virtuais no Hyper-V Server 2016 usando várias ferramentas e métodos. Esperamos que este artigo tenha ajudado você a começar a usar o Hyper-V Server 2016 e que você aproveite seus benefícios e recursos.


Se quiser saber mais sobre o Hyper-V Server 2016, visite os seguintes recursos:


  • Página do produto Hyper-V Server 2016



  • Documentação do Hyper-V Server 2016



  • Fórum do Hyper-V Server 2016



  • Blog do Hyper-V Server 2016



Se você tiver dúvidas ou comentários sobre o Hyper-V Server 2016, entre em contato conosco usando o botão de comentários nesta página ou deixando um comentário abaixo. Gostaríamos muito de ouvir sua opinião e ajudá-lo com suas necessidades de virtualização.


perguntas frequentes




Aqui estão algumas das perguntas e respostas frequentes sobre o Hyper-V Server 2016:


P: Qual é a diferença entre o Hyper-V Server 2016 e o Windows Server 2016 com a função Hyper-V?




R: O Hyper-V Server 2016 é um produto autônomo que contém apenas o hipervisor do Windows, um modelo de driver do Windows Server e componentes de virtualização. Ele não inclui a interface gráfica do usuário (GUI), funções e recursos do Windows Server ou recursos premium. O Windows Server 2016 com função Hyper-V é um sistema operacional de servidor completo que inclui a função Hyper-V, bem como outras funções e recursos. Ele também inclui recursos premium como Storage Replica, Storage Spaces Direct, Shielded Virtual Machines e Host Guardian Service.


P: Quanto custa o Hyper-V Server 2016?




R: O Hyper-V Server 2016 é um produto gratuito que não requer nenhuma licença ou ativação. No entanto, você ainda precisará licenciar os sistemas operacionais convidados executados em suas máquinas virtuais de acordo com seus termos e condições.


P: Como posso atualizar do Hyper-V Server 2012 R2 para o Hyper-V Server 2016?




R: Você pode atualizar do Hyper-V Server 2012 R2 para o Hyper-V Server 2016 usando a mesma mídia de instalação usada para uma instalação limpa. Você precisará escolher a opção Atualizar na tela de instalação do Windows e seguir as instruções. Você também precisará garantir que seu hardware e software sejam compatíveis com o Hyper-V Server 2016 antes de iniciar o processo de atualização. Para obter mais informações sobre como atualizar para o Hyper-V Server 2016, consulte Opções de atualização para o Hyper-V Server.


P: Como posso migrar minhas máquinas virtuais de outro host para o Hyper-V Server 2016?




R: Você pode migrar suas máquinas virtuais de outro host para o Hyper-V Server 2016 usando vários métodos, como migração ao vivo, migração de armazenamento, migração ao vivo sem compartilhamento, importação/exportação ou backup/restauração. O método escolhido depende de fatores como hosts de origem e destino, configuração de rede e armazenamento, tolerância de tempo de inatividade e frequência de migração.Para obter mais informações sobre a migração de máquinas virtuais para o Hyper-V Server 2016, consulte Migrar máquinas virtuais para o Hyper-V Server.


P: Como posso obter suporte para o Hyper-V Server 2016?




R: Você pode obter suporte para o Hyper-V Server 2016 usando vários canais, como fóruns online, blogs, documentação, ferramentas de feedback ou serviços de suporte da Microsoft. Você também pode entrar em contato com seu fornecedor de hardware ou parceiro para obter suporte se tiver adquirido um servidor certificado ou uma solução que inclua o Hyper-V Server 2016. Para obter mais informações sobre as opções de suporte para o Hyper-V Server 2016, consulte Opções de suporte para o Hyper-V Server. 0517a86e26


0 views0 comments

Recent Posts

See All

Download quiz patente 2022

Baixe o Quiz Patente 2022: Como se preparar para o exame da carteira de motorista Se você planeja obter sua carteira de motorista na Itália, precisará passar por um exame teórico e prático. O exame te

bottom of page